Usa opensource? Então você é um pirata!

Essa eu vi no Slashdot. Existe um grupo fazendo um lobby para que o governo americano considere opensource pirataria. Eles querem colocar países como o Brasil, India e Indonésia numa tal de “Special 301 watchlist” que na prática tornaria estes países inimigos do capitalismo.Isso somente porque estes governos estimulam o uso de programas opensource. Isso levaria a situações inusitadas, por exemplo, poderia ser processado por um programa que eu mesmo fiz porque o distribuí de graça?

A desculpa dada por eles é que a distribuição gratuita é uma tendência socialista, o que de fato é verdade, mas de acordo com o o jornal The Guardian, esta é só uma forma de empresas capitalistas competirem: o movimento opensource deixou, faz muito tempo, de ser um hobby para ser o ganha-pão de pessoas pelo mundo.

A razão desse grupo é bem obvia: ganhar dinheiro em cima da gente com licenças. A maior parte dos programas de código aberto são aqueles que se tornaram “commodities”, ou seja, programas básicos. É uma vergonha eles tentarem ganhar dinheiro em cima disso.

0 comments ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment