Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/marcos_vc/gatomiador.net/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

Videogames e Vendor Lock-in

Como todos devem saber, os videogames da oitava geração estão começando a ser lançados. O Wii U já foi lançado e os consoles PS4 e Xbox One devem sair em novembro de 2013. A má notícia é que alguns de meus jogos favoritos serão lançados em cada uma das três plataformas.

Wii U:

Bayonetta_2

Muito boa a primeira iteração deste jogo. Admito que fiquei com vontade de comprar o console

Xbox One:

Killer_instinct_(2013)_logo

Um dos melhores jogos de luta desenvolvidos, nunca entendi porque ficou tão esquecido.

PS4:

256px-God_of_War_logo

Tudo bem, eles não lançaram nenhum título do GoW para o PS4, mas certamente irão fazê-lo no futuro. Essa série somados ao fato de eu querer um tocador de BluRay me fizeram comprar um PS2 e um PS3.

A estratégia é manter o consumidor em uma plataforma devido ao alto “switching cost“. Eu considero particularmente cruel para o jogador de videogame porque estes são jogos diferentes, únicos, não é como trocar um MSOffice por um LibreOffice, que são essencialmente a mesma coisa.

Ainda tem aquela discussão de qual é a melhor. Muita gente chata entusiasta de uma determinada plataforma, tenta convencer você de como a plataforma que comprou é a melhor e de que você jogou seu dinheiro fora comprando a plataforma concorrente. Na verdade a coisa não é assim, todos esses novos consoles são muito similares entre si e mesmo que para o jogador um console pareça melhor que o outro, os fabricantes simplesmente alteram o preço para mitigar essa sensação. Aliás estas pessoas deveriam entender as reais razões que as fazem defender determinada plataforma.

Seria muito melhor para o consumidor se eles inventassem um número menor de consoles e parassem com essa de jogos exclusivos para uma determinada plataforma. Jogos não são como os outros softwares.

0 comments ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment